quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

FILOSOFIA DE FINAL DE ANO E A LÓGICA DOS OPOSTOS
















Queria terminar o ano garantindo o post de dezembro. Esse ano foi uma mistura tão grande se emoções que, descobri, só em Melanie Klein se pode achar alguma explicação. Disse a distinta senhora, discordando de Freud, que uma análise não consiste em trabalhar conteúdos reprimidos, mas sim em equacionar dois sentimentos de natureza oposta e complementar que determinam o psicológico de todo ser humano: a ansiedade depressiva e a ansiedade persecutória. Uma nasce do ODIAR as coisas que estão erradas e a outra do AMOR pelo lado certo dessas mesmas coisas. Parece complexo, não é e tem uma explicação ótima:
"É necessário que o paciente perceba que o mundo não funciona em preto e branco, e que é possível amar e odiar o mesmo objeto, sem medo de destruí-lo."
OK, então eu prefiro ser uma metamorfose ambulante*, situada entre o amar e o odiar, a descobrir que passei a vida sem me dar conta de que não existe estabilidade real e nem razão para sofrer por isso. Fiquem com essa e sintam-se amados, pq se vcs lêem meu blog é pq vcs estão entre os amados que conhecem minhas filosofias mais íntimas.

Que passe logo o Natal, que se apresente o réveillon delicioso e que o tempo até o carnaval seja só alegria. Afinal, o melhor da festa é esperar por ela e não há dia difícil pior que a Quarta de Cinzas.

* Metamorfose Ambulante - Raul Seixas

5 comentários:

  1. Linda.
    Amor e ódio andam juntos.
    Foda admitir, mas incrivel saber e perceber que SIM, as coisas MUDAM. Um dia ama-se, no outro não.... and taht's life...e isso é o legal da vida.
    Que venha o carnaval, afe. isso NÃO MUDA.
    te amo sempre.
    Nanda

    beijoca

    ResponderExcluir
  2. :o) Agora entendi o AMODEIO o Natal! hahaha
    Melanie Klein é foda.
    Vc é foda.
    Love, Thá

    ResponderExcluir
  3. Amada!

    Tinha escrito uma carta comentando seu post, mas ela apagou por alguma razão.... Talvez tenha escrito muita porcaria, rs, melhor assim.

    Diante de sua reflexão, só posso celebrar nesse fim de ano e desejar para o próximo, que tentemos sempre ser mais felizes, pelo menos naquilo que dependa de nós!

    E para mim o Natal tbém não muda: é daqueles momentos em que só posso sentir, desejar e retransmitir coisas boas, energias positivas e as melhores intenções.

    Feliz Natal e um 2010 acima de qualquer expectativa
    Love u

    ResponderExcluir
  4. Mais do que saber que amor e ódio andam juntos, o melhor de tudo é compreender que nao temos controle total sobre as coisas na vida, mas que podemos sim nos adaptar e aprender com cada "surpresa", e é isso o que nos torna vivos.
    Bjsss mil!!
    Fabi

    ResponderExcluir