quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

BLOCO DO EU SOZINHO




















foto: Júlio Silva, fundador, tocou seu bloco do carnaval de 1919 ao de 1979.

Foi no carnaval de 1919 que Júlio Silva fundou o Bloco do Eu Sozinho", desfilando pelas ruas do Rio com uma placa que indicava este nome. O bloco era composto apenas por ele, claro, sinalizando solidão em plena folia. Certa vez em Londres, cheia de coisa pra fazer, com um monte de amigos na vibe de curtir a vida, recorri à minha melhor amiga, por skype, pra dizer que nunca tinha me sentido tão sozinha na vida. Como podia? Seu insight foi determinante dos meus momentos introspectivos que se seguiram àquela revelação, pelos meses e anos subsequentes e que hoje, acho, não me abandonam mais: "a gente nasce sozinha e vai morrer sozinha". Gênio. Aceite essa condição, humana, e você nunca sofrerá solidão.

A seguir, uma cotribuição da Lelê, mãe da PV, com o "Bloco da Solidão" (por Maysa)

Angústia, solidão
Um triste adeus em cada mão
Lá vai meu bloco vai
Só desse jeito é que ele sai
Na frente sigo eu levo um estandarte
De um amor do amor que se perdeu
No carnaval lá vai meu bloco
E lá vou eu também
Mais uma vez sem ter ninguém
No sábado e domingo segunda e terça-feira
E quarta-feira vem o ano inteiro
É todo assim por isso quando eu passar
Batam palmas pra mim
Aplaudam quem sorrir
Trazendo lágrimas no olhar
Merecem uma homenagem
Quem tem forças pra cantar
Tão grande a minha dor pede passagem
Quando sai comigo só
Lá vai meu bloco vai
Laia laia laia laia laia laia

3 comentários: