quarta-feira, 17 de novembro de 2010

DESILUSÃO









Talvez a maior sabedoria esteja em saber descaracterizar.

Descaracterizar o seu amor platônico, a sua expectativa de trabalho, o seu desafeto, a sua noite de hoje. É o que chamam de ‘não ter expectativas’, mas pra mim a coisa é um tanto mais complexa.

Descaracterizar pode ser tirar do pedestal, pode ser desacreditar, ou mesmo deixar de achar tão bom. Mesmo que te pareça forçado, vale à pena pensar naquela coisa tão incrível como só mais uma ilusão, um marketing pessoal bem feito ou, pior, uma grande mentira.

Sim, porque provavelmente, muitas das coisas que vc ama mas não tem são representações da coisa real que vc cria na sua cabeça. Aquelas coisas que vc insiste em ter mas que insistem em te fazer crer que não são para vc. A vida, como venderam pra gente, tem o dom de iludir*.

Dizem que anti-depressivos tiram de vc aquela emoção descontrolada do gostar, do querer, do sofrer e te deixam meio apático. Isso nada mais é que olhar a vida de cima, rir dela, conseguir se projetar num futuro onde muitas coisas nem terão toda aquela importância.

Então anti-depressivos podem ser completamente desnecessários se vc aprender a descaracterizar tudo aquilo que acredita ser melhor que vc e, portanto, inatingível. Descaracterizar, então, é a fórmula para desiludir.

* Dom de Iludir - Caetano Velloso

Um comentário: