quarta-feira, 13 de outubro de 2010

JORGE É DA CAPADÓCIA














foto: Pirenópolis - GO

Já falei que o melhor de ter amigos é descobrir que vc não ta sozinho? Clichê, eu sei que parece, mas vou explicar o que eu realmente quis dizer. To falando do lado negro daquela frase “na alegria e na tristeza”.

Não estar sozinho na sua condição é nunca se achar um estranho. Saber-se semelhante a alguém através do seu problema é um alívio. Dizem na filosofia Tolteca que um dos principais aprendizados de uma pessoa é “não levar nada para o lado pessoal”, porque nós não somos tão especiais no mundo quanto nossas mães nos fizeram crer que éramos. Simples, prático.

De fato, existem muito mais casos comuns no mundo do que a nossa cabecinha limitada pode imaginar. As questões humanas podem ter várias caras, mas aposto que os temas delas são bem reduzidos. É que nem cinema: vc tem, no máximo, 8 tipos de histórias clássicas, parece, mas infinitas formas de executá-las. Amor, traição, inveja, dor de cotovelo, vingança, etc... um número limitado de motivações que levam a uma trama. Enfim, sabendo disso e conversando com grandes amigos na paz do Goiás, me lembrei de que sou só mais uma se fazendo perguntas. E por coincidência (sendo que coincidências, na verdade, não existem), escutei uma música do Zeca Pagodinho (sujeito que eu não amo, mas que quando dá pra acertar acerta muito) com o Jorge Ben*. Lá tem a oração pra São Jorge. Que impressionante como as palavras fazem sentido. Eu não gosto lá muito de orações, mas essa serviu de um jeito absurdo. Ela é uma oração de ‘empowerment’, parece que nada te derruba. O resultado foi que passei a me achar a primeira amazona do exército da confiança. Lá vai um trecho para São Jorge. Salve Jorge:

“Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge. Para que meus inimigos, tendo pés, não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.”

Assim seja. Façam amigos e cultivem. Sintam-se poderosos com isso.

* Zeca Pagodinho e Jorge Ben: Ogum

9 comentários:

  1. Estamos sempre aí, pra o que der e vier...

    ResponderExcluir
  2. Matou o dragão e saiu tranquilona a cavalo trotando nas pedras de Pirenópolis pra bater um empadão. Os inimigos? Levaram o troféu pamonha! :) Salve Jorge, a amizade e a força das águas que levam embora tudo o que já não faz mais sentido.

    ResponderExcluir
  3. a única coisa foda é que eu nunca identifiquei o inimigo... não sei quem é nem que cara tem, mas sei que existe.

    ResponderExcluir
  4. Talvez seja a gente mesmo, tentando sabotar a felicidade.

    ResponderExcluir
  5. Todos nós temos um deus(ou anjo)e um diabo dentro de nós, igualzinho a desenho animado. Um pode ser considerado seu amigo e o outro seu inimigo, você escolhe quem escutar. Fico feliz que eu tenha ajudado você a escutar seu deus. Namastê(o deus que há em mim saúda o deus que há em você)

    ResponderExcluir
  6. Dea, eu te conheço faz tempo... :-)

    ResponderExcluir
  7. :o)
    Que orgulho que eu tenho de ser sua amiga. Parabéns pelo texto. Quero filosofar mais sobre essas questões ao vivo! Love, Thá

    ResponderExcluir