segunda-feira, 6 de junho de 2011

NEW YORK, NEW YORK















Tão familiar. São cria dos britânicos mesmo. Mas hoje acho Londres muito parecida com NY. Só que NY já era previsível pra mim como um lugar de consumo exagerado, Londres não era, assustou. Mas tem um ponto forte a a favor dos americanos. Nunca achei que fosse falar bem deles. Pois bem, simpatia, serviço, "tip" (gorjeta). Sim, a gorjeta é alta e o serviço faz por merecer. Calma, não to achando que vale pagar aquilo tudo, eu na verdade odeio ter que pagar serviço em qualquer lugar do mundo. Todo prato de comida de restaurante já tá híper-super-faturado. O patrão que aprenda a valorizar e pagar bem seus funcionários, oras. Mas de verdade, depois de 1 ano e 2 meses de Europa, me surpreendeu como a experiência americana (nova-iorqina, que fique claro) é 'welcomming', receptiva. Versus a cara feia "to te fazendo um favor" dos europeus, aquilo parece um paraíso. Tinha me esquecido de como isso é marcante, nas minhas visitas infantis e adolescentes ao país, até então sempre patrocinadas pelos meus pais. E vc fica num estado de êxtase que te torna super passível de hipnose. Hipnotiza tudo que está ao alcance do cartão de crédito. Por isso me dei o direito de deixar seduzir. E como seduz, e como é rápido. E como é espaçoso... é isso! Em Londes tudo se esbarra. Se vc ocupa um lugar junto com outras pessoas naquela cidade vc é um concorrente que respira o mesmo ar e usa a mesma calçada. Enquanto que se vc divide a cidade com os nova-ioquinos, vc é alguém que deixa seu dinheiro lá, por definição. Ocupante do meu espaço VERSUS gastador em potencial fazem da experiência americana e londrina casos de opostos.

2 comentários:

  1. belo ponto de vista :)

    bjs

    Ju Decanine

    ResponderExcluir
  2. ve se para de reclamar que vc tem que dar gorjeta ny e` uma cidade linda com tantos shows e lugares para visitar e vc ai reclamdo da gorjeta

    ResponderExcluir