sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

OFEGANTE EPIDEMIA

foto: flickr


O carnaval se aproxima e eu sou uma amante incorrigível dele. Euforia desenfreada. Quem sabe, sabe... conhece bem*.

Olho pro lado e aquele desafeto fica pequenininho, me sinto bem maior. Os problemas tiram férias, os medos voltam para suas cavernas e os agiotas do meu juízo são acometidos de compaixão, perdoam qualquer dívida da consciência. Me sobram apenas alegria, imaginação e muito oxigênio.

Tento contar às pessoas que isso existe, que é grande, maior do que qualquer viagem de balão ou queda de montanha russa. Sempre me frustro com os descrentes. Ainda não tirei diploma que me habilite a conseguir tal proeza. Só lamento mesmo que alguns não tenham esse chip.

Na Praça XV faz um sol de matar ou chove de doer, nunca um meio termo. Tristeza** interpretada pelo Boitatá do Pedro Miranda me arranca lágrimas nos primeiros acordes, enquanto O Bloco do Prazer*** me faz a pessoa mais feliz daquele minuto e meio. Todas as boas energias do mundo passam por quem entende e curte o carnaval. Energias antepassadas, energias das pessoas felizes, de décadas de cultura, dos bem intencionados, dos pacificadores, dos palhaços, dos artistas, dos que deram trégua, dos que perdoaram, dos que acreditam, dos que se lembram humanos, dos que amam, ou dos simplesmente bêbados. Energia que rege o Brasil e contagia milhões, não vê raça nem classe, gênero nem intenção. É a ofegante epidemia do Chico ****. Sei lá, não consigo descrever melhor , só viver. Tomara mesmo que você esteja me entendendo. Senão, desejo que descubra isso e que um dia tente me explicar e não consiga.

Vou indo que o tempo é curto, a véspera corre e depois deste fevereiro não se gritará tão alto, não se pegará mais bonde nem se beijará mais chão. Nos vemos de novo se meu humor sobreviver às cinzas da quarta-feira, quando o ano promete começar aqui do lado de baixo do Equador, onde não existe pecado, só alegria.*****


* Jota Sandoval-Carvalhinho

** Vinícius e Toquinho

*** Moraes Moreira

**** Chico Buarque

***** Caetano Veloso

5 comentários:

  1. Sis, parece que pra viver com intensidade a ponto de "cada paralelepípedo se arrepiar" não pode haver mesmo tanta explicacão. Deixa vir, deixa passar! Beijos e mta saudade! Gabi

    ResponderExcluir
  2. Não poderia mudar nenhuma virgula, pois eu mesma choro ao ver o bloco passar, antes mesmo do primeiro gole de cerveja para refrescar o calor de 43 graus....
    E o Carnaval fica melhor ainda ao lado das pessoas que eu amo!! Impossível mesmo explicar.

    ResponderExcluir
  3. Só quem sabe e sente a magia talvez entenda sua língua...que venha o do ano que vem e os muitos e muitos próximos anos, para que nosso pacto de sairmos bem velhinhas no bola preta seja mantido!e será! adorei o texto! beijo Nanda

    ResponderExcluir
  4. É essa alegria que faz sentido estarmos no Brasil. Lindo e sábio texto... ainda bem que temos " as ouras" falando nossa língua! Um bj! Carina

    ResponderExcluir
  5. lindo, lindo, lindo! Arrepiou. Beijocas! xx, h.

    ResponderExcluir